O QUE É
O Aikido é uma arte marcial criada no Japão pelo mestre Morihei Ueshiba a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, sendo as principais o Daito-Ryu Aikijujutsu, o kenjutsu (técnica da espada) e o jojutsu (técnica do bastão curto).
O termo aikido é composto por três caracteres kanji:
AI: harmonia | KI: energia | DÔ: caminho
Em tradução livre, “caminho da harmonização das energias”. Se inspira no tao ou o todo ou o caminho, não se admitindo competição e onde o treino procura desenvolver sentimentos de fraternidade e cooperação. Baseia-se em movimentos fluidos e circulares. Além das técnicas de mãos vazias, os treinos também podem incluir armas: bokken (espada de madeira), jô (bastão curto).
O Aikido também pode ser definido como uma arte marcial japonesa tradicional cujo objetivo não é a derrota dos outros, mas sim, a derrota das características negativas que habitam as mentes das pessoas, inibindo a realização de suas potencialidades como seres humanos. Devido a esse aspecto, não há no Aikido competições ou torneios. Todas as suas técnicas são aprendidas cooperativamente, em ritmo adequado às habilidades de cada pessoa. O objetivo da prática constante não é apenas atingir a perfeição de um estágio ou habilidade, mas tornar o praticante consciente de sua natureza intra e extra pessoal.
Uma das principais características do Aikido, é seu conteúdo filosófico que concede a esta arte marcial uma vasta aplicabilidade, que não se resume somente as técnicas de defesa e contra- ataque, mas também a um estilo de vida, uma forma de se encarar com sabedoria os problemas apresentados no nosso cotidiano, principalmente sem conflito, sabendo sempre “conduzir as adversidades”.
"O fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, nasceu em 14 de dezembro de 1883, em uma família de agricultores na região da Prefeitura de Wakayama atualmente conhecido como Tanabe. Entre cinco filhos, ele era o único filho homem. De seu pai, Yoroku, ele herdou a determinação de um samurai e interesse em assuntos públicos, e de sua mãe, um intenso interesse na religião, poesia e arte.
Em sua infância, Morihei foi bastante fraco e doente, o que levou a preferir ficar dentro de casa e ler livros em vez de brincar do lado de fora de casa. Ele gostava de ouvir as lendas milagrosas dos wonder-working saints": "En não gyõja" e "Kobo Daishi", e era fascinado pelos rituais esotéricos budistas. Morihei havia considerado até se tornar um sacerdote budista certa vez.
Para contrariar devaneios de seu filho, Yoroki contava os contos de bisavô de Morihei "Kichiemon", dizendo ser um dos mais fortes samurais de sua época, e encorajou-o a estudar Sumo e natação. Morihei tornou-se mais forte e finalmente percebeu a necessidade de ser forte ainda mais depois que seu pai foi atacado e espancado por uma gangue contratada por um político rival.
Durante um breve período como um comerciante, ele finalmente percebeu que ele tinha uma afinidade com as artes marciais. Ele gostava muito de seu estudo Jujutsu no Dojo Kito-ryu e esgrima no centro de treinamento Shinkage Ryu. Mas, um caso grave de Beri-Beri o mandou de volta para casa, onde mais tarde se casou com Itogawa Hatsu.
Depois de recuperar sua saúde durante o período da Guerra Russo-Japonesa, ele decidiu se alistar no exército e tornou-se um soldado de infantaria em 1903. Durante esse tempo, ele impressionou seus superiores tanto que foi recomendado para a Academia Militar Nacional, mas por diversas razões, ele recusou a posição e pediu demissão do serviço ativo.
Morihei voltou para a fazenda. Tendo ficado mais forte durante seu tempo no Exército, ele agora estava ansioso para continuar o treinamento físico. Seu pai construiu um dojo em sua fazenda e convidou o conhecido instrutor Jujutsu Takaki Kiyoichi para ser seu tutor. Durante este tempo, o jovem Ueshiba se tornou mais forte e descobriu que ele possuía grandes habilidades. Ao mesmo tempo, ele tornou-se mais interessado em assuntos políticos.
Na Primavera de 1912, com a idade de 29, ele e sua família se mudou para o deserto de Hokkaido. Depois de alguns anos de luta, a pequena vila começou a prosperar. Ueshiba tinha crescido tremendamente muscular, a ponto de que o poder que ele possuía em seus braços se tornou quase lendária.
Foi durante esse tempo em Hokkaido que ele conheceu Sokaku Takeda, mestre de Aiki Jutsu Daito-ryu. Após cerca de um mês, ele voltou a Shirataki, construiu um dojo e convidou Takeda para viver lá, o que ele fez.
Ao ouvir de doença grave de seu pai, Ueshiba vendeu a maior parte de sua propriedade e deixou o dojo para Takeda. Ele não iria voltar para Hokkaido. Em sua viagem de volta, ele impulsivamente parou em Ayabe, sede da religião Omoto-kyo. Aqui, ele conheceu o mestre da nova religião, Deguchi Onisaburo. Depois de ficar encantado com Ayabe e Deguchi, ele ficou três dias adicionais na cidade. Ao voltar para casa, descobriu que ele tinha ficado longe por muito tempo, seu pai havia falecido. Ueshiba tomou a morte de seu pai de forma muito difícil. Ele decidiu vender toda a sua terra ancestral e mover-se para Ayabe para estudar Omoto-kyo. Pelos próximos oito anos, Ueshiba estudou com Onisaburo Deguchi, ensinou Budo, e dirigiu a brigada de incêndio local.
Um pacifista, Deguchi foi um defensor da resistência não-violenta e desarmamento universal. Ele era conhecido por ter dito, "Armamento e guerra são o meio pelo qual os latifundiários e capitalistas fazem seu lucro, enquanto os pobres sofrem." É intrigante que um homem desta natureza poderia tornar-se tão próximo de um artista marcial como Ueshiba. No entanto, não demorou muito para Deguchi perceber que o propósito de Ueshiba na Terra era "para ensinar o verdadeiro significado do Budo:. Fim a toda a luta e contenção"
O estudo da Omoto-kyo e sua associação com Onisaburo afetou profundamente a vida de Ueshiba. Ele disse uma vez que, enquanto Sokaku Takeda abriu os olhos para a essência do Budo, sua iluminação veio de suas experiências com Omoto-kyo. Durante seus 40 anos (cerca de 1925), Ueshiba teve várias experiências espirituais que tanto impressionaram a ele que sua vida e sua formação foram mudadas para sempre. Ele percebeu o verdadeiro propósito do Budo que era amor e valorização de todos os seres.
Para o próximo ano, muitas pessoas procuraram os ensinamentod de Ueshiba, entre eles Tomiki Kenji (que passou a fazer seu próprio estilo de Aikido) e do famoso almirante Takeshita. Em 1927, Deguchi Onisaburo incentivou Ueshiba a separar da Omoto-kyo e seguir o seu próprio caminho. Feito isso, ele se mudou para Tóquio. Os seguidores de Ueshiba tinham crescido a tal ponto que ele foi obrigado a construir um dojo formal no distrito Ushigome da cidade (o lugar da atual Sede Mundial de Aikido). Enquanto o dojo estava sendo construído, muitos instrutores de outras artes, como Jigoro Kano, vieram visita-lo. Eles ficaram tão impressionados que despacharam alguns de seus próprios alunos para estudar com Ueshiba.
Em 1931, o "Kobukan" foi concluído. A " Budo Enhancement Society" foi fundada em 1932 com Ueshiba como Instrutor Chefe. Foi nessa época que os estudantes, como Shioda Gozo, Rinjiro Shirata e outros se juntaram ao dojo. Até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, Ueshiba estava extremamente ocupado ensinando no Kobukan, bem como a realizando aulas especiais para as academias de militares e de polícia. Nos próximos 10 anos, Ueshiba se tornou mais e mais famoso e muitas histórias começaram a aparecer. Seu único filho, Kisshomar fez grande parte da documentação dos acontecimentos de sua vida.
Em 1942, supostamente por causa de uma ordem divina, ele desejava voltar para as terras. Disse muitas vezes que "Budo e agricultura são um." A guerra tinha esvaziado o Kobukan, e ele estava cansado da vida da cidade. Deixando o Kobukan nas mãos de seu filho, Kisshomaru, ele se mudou para a Prefeitura de Ibaraki e a vila de Iwama. Lá construiu um dojo ao ar livre e o famoso Santuário Aiki.
Iwama é considerado por muitos o local de nascimento do Aikido moderno, "o caminho da harmonia". Antes desta mudança, seu sistema tinha sido chamado Aikijutsu, em seguida, Aiki-Budo, ainda sim primeiramente uma arte marcial, em vez de um caminho espiritual. De 1942 (quando o nome do Aikido foi formalmente usado) para 1952, Ueshiba consolidou as técnicas e aperfeiçoou a filosofia religiosa de Aikido.
Após a guerra, o Aikido cresceu rapidamente no Kobukan (agora chamado Hombu Dojo), sob a direção de Kisshomaru Ueshiba. Morihei Ueshiba tornou-se famoso como "O Sensei" ou "O Mestre Grande," o mestre de Aikido. Ele também recebeu muitas decorações do governo japonês.
No início da primavera de 1969, O Sensei adoeceu e disse a seu filho Kisshomaru que "Deus está me chamando ...." Ele voltou para sua casa em seu pedido para estar perto de seu dojo. No dia 15 de abril, a sua condição tornou-se crítica.
No início da manhã de 26 de abril de 1969, a 86 anos de idade, O Sensei pegou a mão de seu filho, sorriu e disse: "Cuide das coisas" e morreu. Dois meses depois, Hatsu, sua esposa de 67 anos, o seguiu. As cinzas de O Sensei foram enterradas no templo da família em Tanabe. Todos os anos uma cerimônia é realizada em 29 de abril, no Santuário Aiki em Iwama."
O PEQUENO DEMÔNIO DO CLÃ AIZU
"Takeda Sokaku nasceu em 10 de Outubro de 1859 em Oike, no município de Fukushima, região conhecida pela valentia de seus samurais. Homens, mulheres ou crianças, todos eram animados de um espírito guerreiro muito vivo: Takeda Sokaku pertencia ao clã dos Aizu. Era o segundo filho de uma família de quatro irmãos.
Quando se deu a Restauração Meiji, em 1868, Takeda Sokaku tinha nove anos. Em 1876, quando tinha dezessete anos, os samurais perderam o direito de usar o último símbolo de sua classe de guerreiros, qual seja o porte de suas espadas.
Assim, Sokaku Takeda, por suas origens, foi naturalmente educado dentro da tradição dos antigos valores feudais... infelizmente em uma época em que o Japão, com a restauração Meiji, vivia justamente sua revolução silenciosa que devia, segundo seu governo, aproximá-lo do Ocidente.
A educação de Sokaku Takeda começou desde a infância pela aprendizagem das armas. Seu pai ensinou-lhe o que sabia: a lança, o bo e o kenjutsu da escola Ono Ha Itto ryu, desejando ainda que ele aprendesse a ler e a escrever, porque acreditava que isso iria lhe servir no futuro.
Sokaku, de um temperamento voluntarioso, precoce para sua idade, teimou em recusar-se a ir à escola. Como ele se obstinava a não querer aprender, seu pai resolveu forçá-lo. Ele tinha treze anos. Conseguiu convencer seu pai de sua vontade de estudar como uchi deshi com Kenkichi Sakukibara, que ensinava em Tokyo. Sokichi Takeda era amigo pessoal desse célebre mestre e pôde portanto recomendar-lhe seu filho. Foi assim que, durante três anos, ele estudou no Jikishinkage ryu dojo, o kenjutsu, o bo, a lança, o arco e flecha, o kusarigama (foice e corrente) e a naginata (alabarda).
Aos dezesseis anos, em 1875, Takeda Sokaku havia se tornado um temível combatente. Nesse ano, surprendido em uma emboscada, conseguiu se salvar golpeando as pernas de cinco ou seis de seus agressores. No ano seguinte, foi atacado por três bandidos. Mata um e os outros dois fogem.
Esse tipo de façanha começou a inquietar seu pai, que decide ser o melhor para o filho tornar-se monge. Envia-o para Chikanori Hishono, o chefe do clã Aizu. Este havia tomado a decisão, depois que os membros de sua família tinham sido dizimados pelas guerras precedentes, de se retirar para o Templo Tsutsukowake, em Fukushima.
Sokaku concorda mas não demora mais que duas semanas para decidir que iria tornar-se Musho Shugyosha, indo de dojo em dojo para aprender com diferentes mestres. Foi assim que chegou a Osaka e estudou espada com outro célebre mestre, Momonoi, amigo de Kenkichi Sakakibara.
Ele viaja e aprende o que lhe interessa. Assim que, ao final de seu périplo, encontra um expert em karate. Decide então ir para Okinawa onde, durante dois anos, treina junto a diferentes mestres. Em 1880, esteve em Kumanoto, onde estudou a lança. Essa era verdadeiramente sua arma de predileção junto com uma espada de grande valor, forjada por um mestre célebre, Kotetsu, e que ele portava às costas ... apesar da proibição editada em 1876 pelo governo, que havia suprimido o privilégio do porte de espadas, reservado aos samurais.
Foi nesse ano que ele bateu sozinho uma trintena de pedreiros e trabalhadores de terraplanagem. Matou vários e foi preso pela polícia. Após o inquérito, pôde provar que eram bandidos. Foi solto, mas sua preciosa espada foi confiscada. A partir desse período, pouco se sabe de sua vida durante os dezoito anos que se seguiram.
Sabe-se Takeda Sokaku se encontrava frequentemente com Chikanori Hishono (que, tendo se tornado monge, havia mudado seu nome para Tanomo Saigo). Este era detentor de uma arte secreta de defesa, reservada à elite encarregada da proteção do palácio. Essa arte era o oishiki-uchi. Mais tarde modificada por Takeda e nomeada de Daito ryu aiki jujutsu.
Tanomo se desesperava por não encontrar alguém a quem transmitir sua arte. Havia ensinado suas técnicas a seu filho adotivo, Shiro Saigo, que a seguir iria desempenhar papel importante nos primeiros dias do Kodokan, quando os judokas de Kano tinham de enfrentar os desafiantes das antigas escolas de jujutsu.
Passou um período a ensinar no norte do Japão e se instalou durante certo tempo em Hokkaido. Ensinava em uma sala de um albergue em Engaru, quando em 1915 Morihei Ueshiba teve a sorte de encontrá-lo.
Ueshiba foi seduzido pelo valor técnico desse mestre que dava os cursos na forma que hoje chamamos de estágios. Morihei Ueshiba se inscreveu num deles por um período de dez dias e depois renovou sua inscrição. Em seguida, ele treinou o mais frequentemente possível com o mestre e o convidou à sua própria casa, onde se ocupou dele como um discípulo servindo a seu mestre.
Em dezembro de 1919, Ueshiba recebe um telegrama informando que seu pai estava gravemente doente. Doa sua casa a seu mestre e deixa Hokkaido em direção a Tanabe, sua aldeia natal, para encontrar seu pai. Morihei Ueshiba nunca mais voltaria a Shirataki. Durante sua viagem de retorno encontra um outro mestre, Onisaburo Deguchi (1871-1947).
Ainda que Ueshiba tenha ficado muito feliz em aprender a técnica de Sokaku Takeda, a personalidade deste último não poderia satisfazer a sede de espiritualidade que existia nele, desde sua infância. Paralelamente, as exigências do mestre começaram a pesar.
Com a concordância de Deguchi, Ueshiba constrói um dojo e, com a idade de trinta e seis anos, começa a ensinar o budo aos membros da Omotokyo. No final de abril de 1922, Takeda Sokaku chega a Ayabe com sua família (Tokimune tinha então seis anos). Não se sabe se ele foi convidado ou não, mas passou a ensinar durante quatro meses o Daito ryu aikijujutsu.
Diz-se que o encontro entre os dois mentores de Ueshiba foi desastroso. Deguchi, ao ver Takeda, afirma: "Este homem exala sangue e violência" e aconselhou Morihei Ueshiba a separar-se dele.
Takeda Sokaku deixou Ayabe em setembro de 1922, após ter concedido a seu aluno um certificado de mestre de Daito ryu. A partir de então, os encontros entre ele e seu aluno se espaçariam. Takeda Sokaku continuaria sua vida errante, ministrando seus estágios, enquanto seu aluno, após instalar-se em Tokyo, ensinava jujutsu.
Ainda que as relações entre os dois mestres fossem se distanciando, Takeda Sokaku visitava de vez em quando seu aluno em Tokyo. Este último, como mestre em Daito ryu, concedia por seu lado diplomas dessa arte como o atestam os recebidos pelos mestres Mochizuki, Kenji Tomiki, Shirata e Shioda, por exemplo, em 1936.
Esse ano marcará a ruptura definitiva entre os dois homens. Quando Morihei Ueshiba ensinava em Osaka na sede do jornal Asahi, Takeda Sokaku chegou sem aviso e declarou que ele era o mestre mais qualificado para ensinar o Daito ryu, uma vez que era o mestre de Ueshiba. A partir de então Ueshiba mudará o nome de sua disciplina para Aiki-budo.
Takeda Sokaku ensinou ainda por três anos na sede do Asahi, antes de retornar a Hokkaido. Morre em 1943 em Amori. As relações extremamente apaixonadas entre os dois mestres deixaram seus traços entre seus respectivos alunos. Elas explicam as reações apaixonadas que os animaram mas não impediram que, pela eternidade, o Daito ryu Aiki jujutsu tivesse influenciado fortemente o aikido, mais particularmente nos anos do pré-guerra. As fotos do mestre Ueshiba no Norma dojo testemunham isso."
Texto: Reduzido e traduzido do original de Stanley Pranin